Pão de centeio super rápido

O pão de bicarbonato tem duas grandes vantagens em relação ao pão de massa lêveda: não precisamos de esperar que levede, é só amassar, pôr no tabuleiro e levar ao forno e também é mais saudável.

As pessoas que habitam na zona mais ocidental do planeta estão a ficar cada vez mais gordas, este é um facto que ninguém consegue desmentir.

Isso é graças ao nosso estilo de vida e à alimentação.

Comemos em demasia os alimentos errados e às horas erradas. Abusamos das proteínas, do sal e do açúcar. Insistimos em consumir alimentos refinados e processados que apenas nos enchem o estômago e não trazem qualquer benefício nutricional.

Ao chegarem à nossa mesa, estes alimentos, já foram tão processados que nem vale a pena sequer dar-mo-nos ao trabalho de os ingerir.

Antigamente fazia-se o pão em casa, depois achámos mais prático comprá-lo na padaria, agora vamos ao hipermercado comprar pão com excesso de fermento que nem sequer é lá feito, limitam-se a cozê-lo e ninguém nos sabe falar acerca dos ingredientes.

Os alimentos refinados como o pão branco, não têm qualquer valor nutricional, apenas nos fazem engordar. As suas calorias são vazias e ocupam o nosso estômago substituindo alimentos com grande valor nutricional.

O fermento do pão provoca condições acídicas no nosso organismo. Ao evitarmos produtos com demasiado fermento podemos verificar que ficamos menos inchados (claro que nem todos reagem da mesma forma).

As reações ao glúten tendem a ser mais notórias à medida que envelhecemos, por isso parece que faz sentido se evitarmos o pão com excesso de fermento, o melhor é comer pães ázimos (sem fermento) e quanto mais escuro melhor!

Apesar do Jamie Oliver ter confecionado o pão dele com farinha de trigo integral eu optei pela farinha de Kamut.
O grão de kamut é um antepassado do trigo, atualmente está a ganhar a relevância perdida noutros tempos graças ás novas tendências alimentares.

Sendo mais pobre em glúten do que o trigo comum pode ser uma boa alternativa aos intolerantes ao glúten.

Ingredientes para o pão de bicarbonato:

250 g de farinha de trigo integral (usei kamut)
100 g de farinha de centeio (a minha era integral)
50 g de flocos de aveia
1 colher de chá de bicarbonato de sódio

1 ovo grande
300 ml de leitelho ou iogurte natural (o leitelho é leite com um pouco de sumo de limão, usei iogurte natural magro)
1 colher de chá de sal marinho (usei flor de sal)

Nota: dobrei a receita

Preparação:

No copo do robot ou na batedeira misture bem o ovo, o iogurte ou leitelho. Junte as farinhas, o sal e o bicarbonato e misture bem na velocidade espiga se usar o robot.

Como dobrei a receita fiz por duas vezes e juntei numa taça. Fiz uma bola e separei em 3 pães. que polvilhei com farinha.

Foi ao forno em tabuleiro forrado com papel vegetal. O forno estava aquecido a 190º e tirei quando verifiquei que estava leve e estaladiço, deve ter ficado no forno uns 30 a 40 minutos. mas é sempre bom ir verificando.

Esta massa fica um pouco pegajosa graças à farinha de centeio. É mesmo assim.

Depois foi só deixar arrefecer um bocadinho e provar…eu gostei e vou repetir!

Fonte:http://asemedomartinho.blogspot.pt

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *