Bacalhau à Brás receita cá de casa

Ingredientes [para duas pessoas]:

2 boas postas de bacalhau [cerca de 300 g no total]
160 g de batata palha

1 cebola grande
1 dente de alho
1 folha de louro

1 molhinho de salsa
5 a 6 ovos
Azeite, sal, vinho branco, pimenta branca e azeitonas q.b.

Primeiro que tudo, desfie o bacalhau e reserve. (Não precisa de ficar com tiras finiiiinhas, mas também não quer bacalhau aos pedaços. No meio é que está a virtude…)

Num tacho, ou numa frigideira grande, coloque azeite e leve ao lume a aquecer. Quando estiver quente, junte a cebola picada (ou em meias-luas, se preferir), o alho e a folha de louro. Deixe o refogado dourar muito bem, refresque com um pouco de vinho branco, deixe ferver ligeiramente e a seguir junte o bacalhau e a salsa picada (reserve um pouco, para decorar). Mexa suavemente, tempere com pimenta branca, ponha o lume o mais baixo possível e deixe apurar, envolvendo com frequência.

Passados uns cinco minutos (isto é, quando o bacalhau já tiver alguma cor e ar de cozinhado), junte 120 g de batata-palha. Envolva, envolva, envolva, e tire do lume. Procure a folha de louro e tire-a do tacho.

Bata os ovos com um pouco de sal e junte-os ao bacalhau. Junte também a batata-palha que ainda falta acrescentar. Misture, leve novamente o tacho ao lume (brando, para que os ovos não cozam demais) e continue a envolver.

Quando estiver pronto – não deixe passar do ponto, para não ficar com uma espécie de ovos mexidos em vez de um bacalhau cremoso – transfira para uma travessa e decore com a salsa que sobrou e com as azeitonas.
E está feito! 🙂

Fonte : gulinha.blogs.sapo.pt

Share Button
Veja também a receita  A melhor receita da Lasanha de carne picada

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *