A receita de Filhós da nossa família não a trocamos por nenhuma outra

A receita de Filhós da nossa família não a trocamos por nenhuma outra São deliciosas

Ingredientes:

1kg de farinha
125g de banha
125ml de azeite

100ml de aguardente
2 laranjas
2 ovos

400ml de água com sal q.b.
óleo para fritar q.b.
açúcar para polvilhar q.b.
canela para polvilhar q.b

Modo de Preparação:
Veja também a receita de Azevias de Natal

Peneire a farinha para a tigela da batedeira e ponha uma pitada de sal, depois adicione a banha (previamente derretida), o azeite, a aguardente, o sumo das laranjas e os ovos.

Ponha a batedeira a trabalhar e vá deitando a água aos poucos até que a massa descole totalmente das paredes e do fundo da tigela. Nesse momento bata 10 minutos.

nota: se não tiver batedeira, utilize uma tigela normal para colocar a farinha e os restantes ingredientes como na batedeira. Depois quando a massa descolar da tigela tem que a colocar na bancada e bater, bater e bater…(10 a 15 minutos). Esta massa precisa de ficar muito bem batida. Quando era batida à mão era costume dizer-se cá em casa “ bate a massa até as pernas da mesa estarem a transpirar”.

No final do tempo, retire a tigela da batedeira e cubra a massa com um pano e deixe descansar 30 minutos.

Para fazer as filhoses vá retirando pequenas porções de massa e estenda-as com o rolo de forma a ficarem o mais fininhas possível. Vá esticando para um lado e para o outro pois o formato final é aleatório.

Pegue delicadamente na massa esticada e coloque sobre um pano para não se pegar à bancada. Nessa altura faça os cortes com a carretilha.

Depois de ter estendido todas as filhós, frite-as em óleo, bem quente, numa frigideira larga. Muito cuidado para não se queimarem. É só entrar, virar e sair pois devem ficar muito clarinhas.

Veja também a receita  Bolo de Abóbora e Coco muito cremoso

Vá colocando as filhós fritas num tabuleiro e polvilhe-as de imediato com açúcar e canela. Depois ponha-as numa travessa.

@ https://atravessabv.wordpress.com

Share Button

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *