Rissóis de Camarão

MASSA (12 RISSÓIS)

1 Chávena (chá) bem cheia de Farinha
1 Chávena (chá) mal cheia de Água

1 Colher (sopa) de Manteiga
1 Vidrado de Limão (parte amarela da casca)
Sal

RECHEIO

500g de Camarão fresco
Leite
½ Cebola picada
2 Colheres (sopa) de Polpa de tomate

1 Colher (sopa) de Farinha
1 Gema
Azeite, Sal e Pimenta preta
Salsa

MONTAGEM

Ovo batido e Pão ralado (para passar os rissóis)

MASSA

Num tacho, coloque a água, a manteiga, o vidrado de limão e uma pitada de sal. Leve ao lume e espere iniciar fervura.

Retire então a casca de limão e deite de uma só vez a farinha, mexendo de imediato e energicamente com uma colher de pau, até a mistura estar uniforme e se despegar das paredes do tacho, formando uma espécie de bola.

Transfira a massa para a superfície de trabalho e deixe amornar. Trabalhe a massa com as mãos, até se apresentar lisa e elástica e forme uma bola. Reserve.

RECHEIO

Coloque os camarões num tacho, cubra com leite e leve a lume brando até estarem cozidos. Escorra e descasque os camarões, reservando o leite da cozedura. Pique grosseiramente o miolo de camarão e reserve. Refogue a cebola num fio de azeite.

Junte o camarão reservado, a polpa de tomate, tempere com sal e pimenta e deixe apurar. Polvilhe com a farinha e adicione 200ml do leite reservado, em fio, mexendo em lume brando até o molho engrossar. Aproveite para acertar o sal.

Retire do lume e envolva de imediato a gema e alguns raminhos de salsa picada. Reserve e deixe arrefecer.

MONTAGEM

Estenda a massa bem fina com a ajuda de um rolo sobre a superfície de trabalho. Coloque uma colher de recheio sobre a massa e dobre-a sobre a restante massa, cortando depois com a ajuda de um copo, de modo a obter o tradicional rissol.

Veja também a receita  Patê de delicias do mar

Amasse e volte a estender a massa, repetindo a operação até esgotarem os ingredientes. Depois, passe cada rissol por ovo batido e finalmente por pão ralado. Neste ponto, pode optar por fritar os rissóis em óleo bem quente ou congelar os rissóis para consumir mais tarde.

Para isso, disponha-os num tabuleiro e leve ao congelador. Depois de congelados coloque os rissóis em sacos e conserve no congelador. Na altura de consumir, frite os rissóis ainda congelados.

Fonte: http://otemperodanesita.blogspot.pt

Share Button

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *