Bolo pudim de café uma delicia dos deuses

Ingredientes

225 g de farinha
180 g de açúcar
150 g de manteiga derretida
1 lata de leite condensado

4 dl de leite
7 Ovos
3 colheres (sopa) de cacau em pó
2 colheres (sopa) de café solúvel

1 colher (sopa) de fermento em pó
Caramelo líquido para untar
Raspas de chocolate q.b.

Preparação

Ligue o forno a 180ºC e disponha-lhe um tabuleiro com água até meio. Bata bem o açúcar com 3 ovos, junte a manteiga derretida e envolva. Adicione depois a farinha misturada e peneirada com o fermento e o cacau, bata, junte 1 dl do leite e bata muito bem.

Leve o restante leite ao lume num tacho, deixe aquecer ligeiramente, retire do lume, adicione o café solúvel, mexa até ficar dissolvido e deite para uma tigela. Junte o leite condensado e os restantes ovos e bata até ficar uma mistura homogénea.

Unte uma forma redonda com caramelo líquido, verta-lhe a mistura de cacau e deite depois por cima o preparado do café. Coloque dentro do tabuleiro com água e deixe no forno, em banho-maria, durante 1 hora ou até ficar bem cozido.
Retire do forno, deixe arrefecer muito bem dentro do banho-maria, depois desenforme cuidadosamente e sirva decorado com raspas de chocolate.

Nota – Quando coze no forno, a parte do pudim fica no fundo e o bolo por cima. Ao desenformar, o pudim acaba por ficar no topo, decore a gosto.

Fonte bocatus.com

Share Button
Veja também a receita  Bolo húmido de noz

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *