Bolo Mil Folhas com Creme Pasteleiro

Aprenda a fazer um irresistível Bolo Mil Folhas com Creme Pasteleiro. Surpreenda a todos com esta sobremesa sofisticada e deliciosa.

Ingredientes:

3 bases de massa folhada de manteiga
framboesas p/ decorar

Para o creme pasteleiro

800 ml de leite gordo
200 ml de natas
6 gemas
120 g de amido de milho
180 g de açúcar
1 vagem de baunilha (ou 2 c. (chá) de pasta de baunilha)
3 folhas de gelatina

Para o glacé

250 g de açúcar em pó
água qb
40 g de chocolate derretido

Preparação da receita Bolo Mil Folhas com Creme Pasteleiro
Veja também a receita de Bolo Amêndoa com Creme de Pasteleiro

1 . Comece por preparar o creme. Aqueça o leite com as natas e a vagem de baunilha aberta e as sementes raspadas (ou a pasta de baunilha). Assim que começar a ferver retire do lume e deixe em infusão cerca de 15 minutos. Depois, remova a vagem de baunilha.
2 . Numa taça misture as gemas com o açúcar e o amido de milho até obter um creme liso. Verta o leite quente, pouco a pouco, sem parar de mexer com uma vara de arames. Leve a lume brando até engrossar, mexendo sempre vigorosamente com uma vara de arames.

3 . Entretanto, demolhe as folhas de gelatina em água fria. Retire o creme do lume e adicione a gelatina bem espremida. Mexa vigorosamente com a vara de arames. Reserve o creme num recipiente e cole película aderente por cima para não criar crosta. Deixe arrefecer completamente, mexendo de vez em quando.
4 . Coloque uma base de massa folhada em cima de um tabuleiro forrado com papel vegetal. Pique a massa com um garfo, cubra com papel vegetal e coloque outro tabuleiro por cima de forma a fazer peso. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC cerca de 10 minutos.

Veja também a receita  Charlotte de Natal

5 . Retire o tabuleiro de cima e deixe mais 10 minutos ou até ficar dourada. Repita a operação para as restantes massas. Usando o aro de uma forma redonda de 21 cm e uma faca com serrilha, recorte 3 círculos iguais de massa folhada e reserve.
6 . Forre a base de uma forma com fundo amovível de 21 cm com papel vegetal. Disponha um círculo de massa folhada no fundo, deite metade do creme pasteleiro e alise. Cubra com outro círculo de massa e deite o restante creme. Alise bem e coloque o último círculo de massa por cima. Leve ao frigorífico enquanto prepara o glacé.

7 . Para o glacé, coloque o açúcar numa taça e junte gotas de água até conseguir formar uma pasta com uma consistência similar ao leite condensado. Espalhe no topo do bolo e alise com uma espátula.
8 . De seguida, com a ajuda de um saco pasteleiro, desenhe linhas de chocolate derretido paralelas em todo o bolo. Depois, passe com a ponta de um palito no sentido contrário (perpendicular), alternando o sentido em cada linha de forma a obter um padrão. Leve ao frigorífico umas horas para solidificar. Para cortar a fatia use uma faca de serrilha.

Fonte https://sweet-gula.blogspot.com

Share Button

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *