Bolo delicia de noz ás camadas

Crocante doce e totalmente viciante

Blattertorte é o nome oficial do bolo mas para nós, aqui em casa, será sempre “bolo da Rose”.
Crocante, doce e totalmente viciante são adjetivos que descrevem perfeitamente este bolo que era presença constante nas festas dos amigos dos meus pais.
É feito pela Rose, uma senhora adorável, que sem dúvida é uma cozinheira magnífica!! Ontem fiz-lhe uma visita e durante algumas horas ela ensinou-me todos os segredos deste bolo.
Não só vi, ajudei a amassar a massa e a montar o bolo. À medida que as camadas de bolo saíam do forno, a cozinha foi invadida por um aroma doce de nozes que antecipava o sabor desta iguaria…. Hummm delicioso!

Ingredientes

250g de manteiga
(metade manteiga, metade margarina)
150g de nozes descascadas e picadas
250g de farinha
120g de açúcar

Pré-aqueça o forno a 200ºC.

Coloque a manteiga e a margarina, em temperatura ambiente, numa tigela e mexa com uma colher até ficarem bem misturadas. Adicione o açúcar e mexa. Adicione a farinha e mexa. Em seguida adicione as nozes picadas, mexendo novamente. Para finalizar, pegue a massa com as mãos e sove mais um pouco.
Divida a massa em 6 porções iguais e coloque sobre os discos, previamente untados com manteiga. Abra a massa com a ajuda das mãos, até ficar bem fina. Asse dois discos de cada vez.

O tempo de cozimento vai depender da potência do seu forno, por isso é preciso ficar atento ao forno até a massa dourar levemente (*).
Retire os discos com a massa do forno e deixe esfriar por alguns minutos. Retire com cuidado a massa dos discos com o auxílio de uma faca sobre uma mesa fria onde esfriarão completamente.
Cubra cada disco de massa com geleia (ou geléia de sua preferência) e coloque uns sobre os outros. Decore com nozes embrulhadas em geleia.

Veja também a receita  Queijadinhas deliciosas de amêndoa

Bom apetite!!!

Quando fiz o bolo, cada disco de massa demorou cerca de 5 a 10 minutos para ficar pronto.

Share Button

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *