Bacalhau dos Casamentos

Bacalhau dos Casamentos
Ingredientes:

500 g bacalhau desfiado e demolhado
2 cebolas médias
1 fio de azeite

1 dente de alho
100 g queijo flamengo ralado
2 pacotes de batata palha

50 g de manteiga
2 colheres de sopa (bem cheias) de farinha
800 ml de leite
sal

pimenta
noz moscada

Preparação da receita Bacalhau dos Casamentos
Veja também a receita Pudim de Limão é o melhor pudim do mundo

Corte a cebola em rodelas. Deite um fio de azeite num tacho e leve ao lume. Junte a cebola às rodelas e o alho finamente picado e deixe cozinha uns 5 minutos em lume brando até a cebola amolecer e ficar translúcida.

Junte então o bacalhau desfiado e deixe cozinhar uns 3 a 4 minutos em lume brando até o bacalhau ficar cozinhado. Junte as batatas palha, envolva bem e desligue o lume para que a batata vá amolecendo.

Entretanto faça o bechamel. Leve ao lume a manteiga e quando esta derreter junte a farinha e mexa bem até formar uma bola. Vá juntando o leite aquecido (evita a formação de grumos) e vá mexendo sempre com uma vara de arames até obter um creme liso e aveludado, com o lume no mínimo. Tempere com sal , pimenta e noz moscada e retire do lume. (caso o molho ganhe grumos passe com a varinha mágica até desaparecerem).

Ligue novamente o lume do bacalhau e mexa bem para que aqueça de forma uniforme e desligue novamente o lume. Envolva o molho bechamel no preparado de bacalhau, deixando um pouco para cobrir o bacalhau no final, e envolva bem.

Deite o preparado de bacalhau num tabuleiro de forno e cubra com o restante bechamel. Espalhe o queijo e leve a forno, pré-aquecido, a 220º durante uns 30 minutos e até o queijo alourar.
Sirva de imediato enfeitado a gosto.

Fonte https://receitasdomundoportugues.blogspot.com

Share Button
Veja também a receita  Arroz à Portuense delicioso e muito simples de fazer

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *