Bacalhau com grelos no forno de comer e chorar por mais

Ingredientes

3 postas bacalhau demolhado
600 g batatas médias
300 g miolo de broa

1 molho grelos de nabo
2 und. cebolas grandes
4 dentes alho

1 dl azeite
1 und. folha de louro
q.b. sal e pimenta

1

Lave muito bem as batatas com uma escova macia e deixe-as inteiras e com casca; salpique-as com sal grosso e ponha-as num tabuleiro e leve ao forno já aquecido a 200ºC de 40 a 50 minutos, dependendo do tamanho, para assarem. Depois retire-lhes o sal que ainda tenham rebolando-as em cima de um pano e aperte-as uma a uma para abrirem lateralmente. Pode fazer isso dentro de um pano ou calcando com uma faca.

2

Entretanto, arranje os grelos e ponha-os a cozer em água temperada com sal. Escalde as postas de bacalhau, limpe-as de peles e espinhas e desfaça-as em lascas grandes.

3

Descasque e corte às rodelas as cebolas e 2 dentes de alho; ponha a refogar com o azeite e a folha de louro; junte depois o bacalhau e tempere com pimenta; envolva-o na cebolada e deixe cozer e apurar.

4

Numa assadeira, coloque as batatas assadas, por cima os grelos e sobre estes espalhe a cebolada com o bacalhau; cubra com o miolo de broa triturado com os restantes dentes de alho e regue com um fio de azeite; leve ao forno 20 minutos para alourar. Se vir que está a alourar muito depressa cubra com papel de alumínio. Pode optar por colocar as batatas à volta do preparado de bacalhau e grelos antes de levar ao forno, ou, até servi-las à parte.

Foto ratatuidospobres.blogspot.pT

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *