Torta de cenoura coco e chocolate

Ingredientes:

500gr de cenoura (pesada descascada e crua)
200gr de açúcar
6 ovos
100gr de farinha com fermento

Raspas de uma laranja
150gr de natas
150gr de chocolate para culinária
Coco ralado qb

Preparação:

Partir a cenoura em pedaços e cozer em água com uma pitada de sal. Depois de cozida escorrer e reduzir a puré. Usei uma varinha mágica. Reservar.
Partir o chocolate em pedaços e pôr numa taça. Levar, num tachinho, as natas ao lume e quando começar a ferver retirar e verter sobre o chocolate. Com um batedor de varas ir envolvendo até o chocolate derreter e a mistura estar sem grumos e homogénea. Reservar.

Ligar o forno a 180°.
Barrar com manteiga o tabuleiro do forno, forrar com uma folha de papel vegetal e barrar de novo com manteiga. Reservar.

Numa batedeira bater muito bem (cerca de 10 minutos) os ovos com o açúcar e a raspa de laranja. A mistura tem que ficar tipo espuma, com bastante incorporação de ar. Retirar a taça da batedeira e com a ajuda duma colher de pau e dumas varas envolver cuidadosamente a cenoura e a farinha.

Verter no tabuleiro, alisar e levar ao forno por 20 minutos.
Depois de cozido retirar do forno, e imediatamente polvilhar generosamente com coco ralado, cobrir com outra folha de papel vegetal, pôr por cima uma tábua suficientemente larga para tapar o tabuleiro e desenformar sobre ela.

Retirar a folha de papel que cobria o tabuleiro e que agora está por cima, barrar com o chocolate e polvilhar de novo generosamente com coco.
Agora, e com a ajuda da folha de papel que está por baixo ir enrolado a torta tendo o cuidado de ir apertando a cada volta. Findo isso reservar e deixar amornar. Depois é só retirar o papel, aparar os topos e passar para uma torteira. A decoração pode ser com coco ralado, pepitas de chocolate ou a gosto.

Uma delícia. Parece muito complicado de fazer mas não é.

Fonte: Luis Duarte

Share Button

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *