Pasteis de espinafres

Ingredientes:

Massa:

300 g de farinha, 2 colheres de chá de fermento em pó; 6 colheres de sopa de óleo (usei de amendoim); 5 colheres de leite; 50 g de açúcar e 2 colheres de chá de açúcar baunilhado (se for em versão doce), 150 g de requeijão ou queijo fresco.

Originalmente esta receita é feita com 600 g de massa folhada, evito usar a massa folhada e recorro a soluções mais saudáveis. No entanto, a opção desta massa pode ser uma solução para quem quer ganhar tempo.

Recheio:

750 g de folhas de espinafre (usei espinafre congelado); 300g de queijo ricota (usei requeijão); 2 dentes de alho, 4 colheres de sopa de azeite; 2 colheres de sopa de leite, 1 gema; noz moscada; sal e pimenta.

Preparação:

Massa:

Manual:

Numa taça misturar a farinha com o fermento, fazer um buraco no centro, juntar o óleo, o leite uma colher de chá de sal (fino ou flor de sal de preferência) ou açúcar se for em versão doce. Adicionar o requeijão ou queijo fresco e amassar.

Robot:

No robot é juntar os ingredientes, programar 15 S / V 5 e já está, deixa-se repousar um pouco e depois é só estender.

Recheio:

Picar os alhos e adicioná-los ao azeite que já está no tacho adicione as folhas de espinafre e deixar que fiquem cozinhadas (nunca uso espinafre fresco, uso sempre congelado porque por norma tenho sempre no congelador).

Depois do espinafre estar salteado e temperado com sal, noz moscada e pimenta. Deixa-se arrefecer. Depois de frio juntar o queijo e misturar bem.

Ligar o forno a 180º. Estender a massa cortar, da forma que quiser junte o recheio pincele os bordos da massa com ovo batido, para que fique bem colada, pincele por cima também com ovo e leve ao forno.

Quando publico as receitas tenho que ter em atenção as quantidades mas quando faço não é bem assim, claro que muitas vezes invento mas muitas vezes sigo as receitas (raramente sigo à risca, adapto e invento muita coisa pelo meio, mas adiante…), quando estou a executar a receita a menos que seja um bolo, faço sempre a “olho”, desta vez não fugi à regra e no final sobrou recheio.

Mas. anteriormente tinha feito rissóis e sobrou massa, aproveitei a massa dos rissóis e juntei o recheio de espinafres mas não fritei, levei também ao forno.

Por isso fica aqui a dica: se não quiserem fritar os rissóis podem levar ao forno que também resulta.

Fonte: asemedomartinho.blogspot.com/2015/03/pasteis-de-espinafres.html

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *