Migas de Tomate

Migas de Tomate. Fácil de preparar e cheia de sabor, estas migas são perfeitas para acompanhar qualquer refeição.
Ingredientes:

5 tomates chucha ralados
250g de pão tipo mafra
5 dentes de alho

azeite q.b.
1 c.(chá) de pimentão doce
sal q.b.
pimenta q.b.

pão ralado q.b. (se necessário)
água quente q.b. (se necessário)
coentros q.b.

Modo de Preparação da receita Migas de Tomate
Veja também a receita de Aletria Conventual

Para começar, lave bem os tomates, rale-os (como no Pão com Tomate) e reserve. De seguida pique grosseiramente o pão e reserve.

Depois, numa frigideira (se tiver um wok é muito mais fácil) coloque azeite a cobrir o fundo adicione os alhos laminados e deixe fritar até ficarem bem lourinhos e tostados. Retire os alhos para um prato e reserve.

Coloque o tomate na frigideira, junte-lhe o pimentão e envolva bem. Quando o tomate começar a fervilhar vá mexendo e deixe estar a cozinhar cerca de 20 minutos para o tomate perder a acidez. Tempere com sal e pimenta e prove para verificar o tempero.

Adicione o pão, envolva bem e comece a dar forma às migas. Verifique a consistência se estiverem muito secas e a esfarelar adicione água quente até as conseguir moldar e enrolar. Se sentir que estão demasiado húmidas então, adicione pão ralado até obter uma textura que permita moldar um rolo.

nota: quer no caso da água, quer no do pão ralado vá adicionando pequenas quantidades e verificando a textura até que esta lhe permita fazer um rolo com as migas.

Para terminar, vá virando lentamente as migas e enrolando, deixando-as tostar de forma uniforme. Quando as migas formarem um rolo e estiverem bem tostadas de todos os lados estão prontas.

Coloque as migas numa travessa e decore com os alhos reservados e coentros picados.

Veja também a receita  Ervilhas Estufadas com Ovos

Fonte https://atravessabv.wordpress.com

Share Button

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *