Cabrito Assado com Alho Francês e Tomilho

Ingredientes para:

2 kg de carne
2 alhos franceses médios (só a parte branca), cortado ao meio, no sentido do comprimento

1/2 pimento vermelho, médio
6 destes de alho, grandes

4 folhas de louro
2 dl de azeite
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico, um “Vinagre de Modena” da melhor qualidade possível

3 dl de caldo de carne
7 a 8 pés de salsa, grandes
4 malaguetas, vermelhas e verdes

Tomilho seco
sal q. b.
Salsa para salpicar na travessa

Pão de mistura para acompanhar

Preparação:

Pré aqueça o forno a 170ºC.
Prepare as peças de carne que vai assar ou peça que o talhante as prepare. A carne deve estar bem refrigerada quando a temperar, e se necessário, seque com um pano para o tempero aderir bem à carne.

Eu coloco no copo da varinha mágica, porque são poucas as quantidades, os alhos, o pimento em pequenos pedaços, o sal, o vinagre balsâmico, o azeite e trituro até obter uma pasta cremosa.

Na assadeira que vai levar ao forno, coloque no fundo a salsa, o louro, a carne e tempere com o preparado que triturou. Disponha na forma e rodeia em volta e a meio com os pedaços de alho francês as malaguetas abertas ao comprido e louro.

Salpique com o tomilho seco e reserve no frio 4 a 5 horas ,tapado com folha de alumínio.
Retire do frio 1 a 1,30 horas, antes de levar ao forno.

Vamos falar do caldo de carne…

Se já o tiver preparado, ótimo. Caso contrário, pode optar por caldo instantâneo (knorr ou outro). Dissolva o caldo em pouca água quente e adicione, pedaços de salsa, 2 folhas de louro partidas e 1 alho esmagado com casca. Acrescente a restante água, mas fria e reserve.

Coloque a carne no forno e deixe alourar lentamente. Regue com um pouco de caldo de carne e vire a carne para alourar igualmente do lado oposto.

De meia em meia hora regue a carne com uma pequena concha de caldo e seguidamente com a calda da assadeira. Se estiver a alourar em demasia cubra com a folha de alumínio.

A função do caldo de carne ser frio, é para provocar um arrefecimento na carne e não ser tão prejudicial para à saúde. Os assados que não ultrapassem os 160 a 170ºC são bem mais saudáveis.

Fonte saberescomsabores.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.