Bolo Rei… prepara-se em 5 minutos Fica tão mas tão bom

Rita Nascimento chama-lhe, muito propriamente, “Bolo-Rei em 5 Minutos” e criou-o há perto de dois anos. Um bolo expresso, porque entre misturar os ingredientes, dar-lhes forma e compor a argola que forma o bolo “perderemos” o tempo anunciado na receita. Há que contar com mais 30 minutos de forno para obtermos um bolo que sendo na textura um pouco diferente, tem no sabor um carácter muito semelhante aos congéneres que encontramos nas pastelarias tradicionais.

Para produzir este Bolo da Rita Nascimento há que ter à mão:

350 g de farinha sem fermento (tipo 55),

30 g de açúcar,

1/4 de colher de chá de sal fino,
2 colheres de chá cheias de fermento (fermento para bolos, não fermento de padeiro),

2 iogurtes naturais (250 gr no total),

80 g de manteiga derretida (com ou sem sal),

1 laranja (raspas),

1 limão (raspas),

1 colher de chá cheia de canela,

1 colher de sopa de vinho do Porto,

150 g de frutas cristalizadas picadinhas.

Juntar todos os ingredientes numa tigela e mexa com uma colher ou as mãos se conseguir formar uma bola. Não se deve bater a massa, deve-se apenas mexer até a massa se unir.

Transferir para um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal (ou untado e enfarinhado) e formar um disco, uma forma arredondada com a massa, com cerca de três dedos de altura. Com as mãos dê o formato de Bolo-Rei, fazendo um buraco no meio.

É chegada a hora de decorar e cozer.

Pincelar com ovo batido, decorar com pedaços de frutas cristalizadas grandes e montinhos de açúcar em pó. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 30 minutos ou até estar bem dourado. Pode espetar um palito no meio para verificar a cozedura como se fosse um bolo normal. Se o pão estiver a ficar muito escuro mas ainda não estiver cozido, cubra com um pedaço de papel alumínio”.

Veja também a receita  O bolo de chocolate fabuloso este bolo experimentem

Bolo Rei de 5 Minutos da Rita Nascimento“La Dolce Rita”

Share Button

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *