Bacalhau à Zé do Pipo

Ingredientes:

2 postas de bacalhau grossas
100ml de azeite
100ml leite
2 dente de alho

2 cebola grande
Azeitonas pretas
Sal q.b.
Pimenta q.b.

6 batatas grandes
1 c.s manteiga
Miolo de camarão q.b.
2 c.s. maionese

1/2 pimento vermelho (usei de conserva)
1/2 pimento verde
1 folha de louro

Preparação:

1 – Leva-se ao lume um tacho com o leite e coloca-se o bacalhau a cozer por 5 minutos. Após esse tempo retira-se o bacalhau para uma assadeira e reserva-se o leite.

2 – Enquanto isso, prepara-se o puré de batata. Levam-se a cozer as batatas, cortadas em pedaços pequenos, em água e sal. Depois de cozidas escorrem-se e passam-se pelo passevite. Leva-se de novo ao lume, adicionando o leite (de cozer o bacalhau) e a manteiga. Vai-se mexendo até que a manteiga derreta e o puré esteja cremoso e homogéneo.

4 – Faz-se um refogado com o azeite, a folha de louro, os alhos picados e a cebola cortada às rodelas. Deixa-se alourar um pouco. Adicionam-se os pimentos cortados em tiras, o sal e a pimenta e deixa-se cozinhar por cerca de 5 minutos.

5 – Cobre-se o bacalhau com os camarões e a maionese.

6 – À volta do bacalhau adiciona-se o puré de batata. Sobre o bacalhau coloca-se o refogado de cebola e pimentos e rega-se com o azeite. Coloca-se mais um pouco de maionese por cima dos pimentos. Leva-se ao forno a gratinar nos 180ºC até que o puré comece a ganhar cor.
Serve-se decorado com azeitonas.

Fonte:http://colherdepausaltoalto.blogspot.com

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *